Qual a utilidade de uma sala para amamentação, afinal?

Igor Müller

Quem acompanha as mídias sociais e a imprensa dos últimos dias devem ter se deparado com a notícia da inauguração de uma sala de apoio a amamentação no Hospital Casa de Saúde. E talvez algumas pessoas se perguntem qual a “utilidade” desse espaço, já que pode usar o próprio leito para realizar a amamentação.

Objetivo

Segundo o Ministério da Saúde, a Sala de Apoio à Amamentação (SAA) tem como objetivo oferecer um espaço confortável, seguro e privativo para as mães amamentarem os seus bebês ou esvaziarem suas mamas e acondicionarem, em um ambiente exclusivo, o leite para seus filhos e, posteriormente, levarem para casa.

Tabu

Soa estranho falar isso, mas, sim, amamentar ainda parece ser um tabu, um ato estigmatizado no ambiente social. Muitas vezes, a própria mulher sente-se constrangida em amamentar seu filho e/ou mostrar sua própria dificuldade na pega do bebê. Nessa hora, é preciso despir-se de todo preconceito e ajudar essa mãe a amamentar.

Preconceito

Este é, também, um desafio a ser superado na relação mãe-bebê-família, uma vez que alguns estereótipos ficam no imaginário da futura mamãe e … ops não vou dar de mamá porque os seios ficarão flácidos, ou porque meu leite é fraco, ou porque tem suplemento ou…

Quem sabe…

Você, mamãe, descobre que a amamentação é mais do que um ato, é mais do que alimentar seu filho, é o tempo precioso que vocês têm de criarem vínculos afetivos, estabelecer conexões, dar e receber amor cada vez que seu bebê sentir as batidas do seu coração.

Nutrir

A composição do leite materno contém proteínas, vitaminas, gorduras e outros nutrientes capazes de saciar de maneira exclusiva o bebê até os 6 meses de vida. Após, pode-se introduzir outras formas de alimentação como água, comidas pastosas, mas o aleitamento deve perdurar pelo menos até os 2 anos de idade. Há outros benefícios nesse ato de amor, estou certa de que as lactantes sabem do que eu estou me referindo.

E mais…

Amamentar será sempre um ato de amor que não pode ser exclusivo da mãe e do bebê, o pai pode e deve participar ativamente deste momento. Como? O papel paterno é ser presença para a mãe quando ela está amamentando, é acariciar suas costas ou sua cabeça e deixá-la perceber que você, pai, também está aí e ficará…

Março

Vou encerrar o mês dedicado às mulheres falando delas, falando dessa grandeza que envolve o ser feminino nas suas diferentes realidades, nos seus anseios. Essa capacidade que a mulher tem de gestar, gerar e nutrir, de colaborar com Deus na obra da criação, isso faz de você (nós), mulher, mais plena de si e do dom que Deus lhe deu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria da Saúde inicia distribuição da vacina contra a gripe influenza aos municípios Anterior

Secretaria da Saúde inicia distribuição da vacina contra a gripe influenza aos municípios

Santa Maria cria centenas de empregos em fevereiro e recupera perdas de janeiro Próximo

Santa Maria cria centenas de empregos em fevereiro e recupera perdas de janeiro

Geral